Nessa semana ocorrerá um “Rodízio de saberes” com o livro “Virtudes e liderança” de Alexandre Havard. Usarei o blog para a organização dos trabalhos. Para concluir os alunos mandaram o feedback através do aplicativo “Metaverso”.
Professor(a): Rosiane Paes Silva |
Turma:
1º ano |
Semana(s):
1ª |
Título: O ponto
de partida: Virtudes
e liderança. |
||
Tema
do componente curricular: O que é
empreendedorismo? |
||
Objetivos
a serem alcançados no período indicado: Levar os alunos a compreenderem que as virtudes básicas que constituem um líder são
conquistadas com práticas, ou seja, ninguém nasce líder, mas pode se fazer
líder durante o processo de formação. Desse modo, todos podemos ser
empreendedores basta cultivarmos atitudes empreendedoras. |
||
Recursos
necessários e descrição de como serão aplicados: Cópias dos capítulos do livro divididos em 5
grupos da seguinte maneira: ·
1.º grupo – Parte I – Grandeza e serviço: Magnanimidade; Humildade; Saber dizer
não. ·
2.º grupo – Parte II – Sabedoria prática e vontade firme: Prudência; Fortaleza;
Autodomínio. ·
3.º grupo – Parte II – Sabedoria prática e vontade firme: Justiça. ·
Parte III – Não se nasce
líder, chega-se a líder. ·
4.º grupo – Parte IV – Liderança e realização pessoal ·
5.º grupo – Parte V – Rumo a vitória. ·
Papel ofício e color set,
pilotos pretos e lápis de cera e de cor. (Para as frases de conclusão das
reflexões) |
||
Nome
e descrição da metodologia escolhida: Rodízio
de saberes |
||
Descrição da proposta de abertura da aula: Utilizarei o livro “Virtudes e liderança” de Alexandre Havard. E farei
um “Rodízio de saberes” através dos capítulos deste livro |
||
Descrição detalhada de como será a aula: Iniciarei lançando o desafio da leitura do
livro através do “Rodízio de saberes”, é uma proposta didática que se
constitui na leitura de capítulos de livros ou de artigos, seguida de
discussão Intra grupos e exposição oral intergrupos. Seu diferencial está no
protagonismo dos estudantes durante a interação dinâmica que estabelecem. O livro
que será trabalhado será: “Virtudes e liderança de Alexandre Havard. Neste livro ele diz que “Um verdadeiro líder é um homem de virtudes.”
Essa é a ideia principal do livro. Dentro de 184 páginas o autor nos explica
como virtude e liderança não estão apenas interligadas, mas sim, são
sinônimas. Dessa forma, as virtudes básicas do ser humano são as que
constituem um líder, o que faz com que o obstáculo para chegar a liderança
seja a falta de caráter. Segundo Havard, ninguém nasce líder, como muitas
pessoas acreditam. Um líder pode ser feito através de suas virtudes e de seu
caráter. E como virtudes são conquistadas com práticas, um líder pode se
fazer líder. 1º Portanto, divido a turma em 5 grupos de 6
pessoas e entrego para cada grupo os capítulos do livro que eles terão que
ler juntos. Combino o tempo de leitura de 15 minutos. Após, dou-lhes 10
minutos para que façam a reflexão de tudo que foi lido. 2.º Inicia-se o rodízio, onde um aluno sai
do grupo e vai para um outro para partilhar aquilo que leu em seu grupo. Ele
terá 10 minutos para isso. 3.º Após o aluno retorna para o seu grupo e
a partir daí inicia-se outro rodízio, onde irá outro integrante do grupo para
um outro grupo e fará o mesmo, lá ele irá partilhar aquilo que foi lido em
seu grupo. Ele terá também 10 minutos para isso. 4.º Mais uma rodada acontece do mesmo modo
que as outras. 5.º Idem 6.º Idem 7.º Nessa parte todos os alunos já fizeram o
rodízio e já ouviram tudo sobre o livro. Então eles terão 20 minutos para
concluírem escrevendo uma mensagem inspirada no conteúdo do livro estudado. |
||
Descrição da(s) forma(s) de avaliação: A avaliação será realizada através das mensagens que resumirão aquilo
que conseguiram absorver com o “Rodízio de saberes” |
||
Descrição do encerramento da aula: Encerrarei a aula lhes encaminhando um
“Metaverso – É possível aprender a empreender?” para que executem em casa e me
encaminhe os seus registros via whatsapp. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário