segunda-feira, 4 de abril de 2022

1ª Semana

Nessa semana ocorrerá um “Rodízio de saberes” com o livro “Virtudes e liderança” de Alexandre Havard. Usarei o blog para a organização dos trabalhos. Para concluir os alunos mandaram o feedback através do aplicativo “Metaverso”.

 

Professor(a): Rosiane Paes Silva

Turma: 1º ano

Semana(s):

Título: O ponto de partida: Virtudes e liderança.

Tema do componente curricular: O que é empreendedorismo?

Objetivos a serem alcançados no período indicado:

Levar os alunos a compreenderem que as virtudes básicas que constituem um líder são conquistadas com práticas, ou seja, ninguém nasce líder, mas pode se fazer líder durante o processo de formação. Desse modo, todos podemos ser empreendedores basta cultivarmos atitudes empreendedoras.

Recursos necessários e descrição de como serão aplicados:

Cópias dos capítulos do livro divididos em 5 grupos da seguinte maneira:

·       1.º grupo – Parte I – Grandeza e serviço: Magnanimidade; Humildade; Saber dizer não.

·       2.º grupo – Parte II – Sabedoria prática e vontade firme: Prudência; Fortaleza; Autodomínio.

·       3.º grupo – Parte II – Sabedoria prática e vontade firme: Justiça.

·       Parte III – Não se nasce líder, chega-se a líder.

·       4.º grupo – Parte IV – Liderança e realização pessoal

·       5.º grupo – Parte V – Rumo a vitória.

·       Papel ofício e color set, pilotos pretos e lápis de cera e de cor. (Para as frases de conclusão das reflexões)

Nome e descrição da metodologia escolhida: Rodízio de saberes

Descrição da proposta de abertura da aula:

Utilizarei o livro “Virtudes e liderança” de Alexandre Havard. E farei um “Rodízio de saberes” através dos capítulos deste livro

Descrição detalhada de como será a aula:

Iniciarei lançando o desafio da leitura do livro através do “Rodízio de saberes”, é uma proposta didática que se constitui na leitura de capítulos de livros ou de artigos, seguida de discussão Intra grupos e exposição oral intergrupos. Seu diferencial está no protagonismo dos estudantes durante a interação dinâmica que estabelecem. O livro que será trabalhado será: “Virtudes e liderança de Alexandre Havard. Neste livro ele diz que “Um verdadeiro líder é um homem de virtudes.” Essa é a ideia principal do livro. Dentro de 184 páginas o autor nos explica como virtude e liderança não estão apenas interligadas, mas sim, são sinônimas. Dessa forma, as virtudes básicas do ser humano são as que constituem um líder, o que faz com que o obstáculo para chegar a liderança seja a falta de caráter. Segundo Havard, ninguém nasce líder, como muitas pessoas acreditam. Um líder pode ser feito através de suas virtudes e de seu caráter. E como virtudes são conquistadas com práticas, um líder pode se fazer líder.

1º Portanto, divido a turma em 5 grupos de 6 pessoas e entrego para cada grupo os capítulos do livro que eles terão que ler juntos. Combino o tempo de leitura de 15 minutos. Após, dou-lhes 10 minutos para que façam a reflexão de tudo que foi lido.

2.º Inicia-se o rodízio, onde um aluno sai do grupo e vai para um outro para partilhar aquilo que leu em seu grupo. Ele terá 10 minutos para isso.

3.º Após o aluno retorna para o seu grupo e a partir daí inicia-se outro rodízio, onde irá outro integrante do grupo para um outro grupo e fará o mesmo, lá ele irá partilhar aquilo que foi lido em seu grupo. Ele terá também 10 minutos para isso.

4.º Mais uma rodada acontece do mesmo modo que as outras.

5.º Idem

6.º Idem

7.º Nessa parte todos os alunos já fizeram o rodízio e já ouviram tudo sobre o livro. Então eles terão 20 minutos para concluírem escrevendo uma mensagem inspirada no conteúdo do livro estudado.

Descrição da(s) forma(s) de avaliação:

A avaliação será realizada através das mensagens que resumirão aquilo que conseguiram absorver com o “Rodízio de saberes”

Descrição do encerramento da aula:

Encerrarei a aula lhes encaminhando um “Metaverso – É possível aprender a empreender?” para que executem em casa e me encaminhe os seus registros via whatsapp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo!

Desejo que todos estejam bem neste início de bimestre. Esse blog tem como objetivo nos informar sobre: a. Calendário das aulas do conteúdo d...