Na aula de hoje iremos ter mais um desafio!
Cada grupo receberá uma ficha contendo um QR
Code que o levará para um vídeo da coletânea “Histórias de sucesso” do Sebrae
Minas.
Esse blog é um produto tecnológico educacional que foi criado com o intuito de auxiliar o professor que está iniciando a disciplina de empreendedorismo no ensino médio. Esse primeiro contato precisa ser dinâmico e imersivo que proporcione reflexões pertinentes aos objetivos singulares dos alunos, os levando a compreensão do “SER” empreendedor e suas características que podem ser aplicadas à vida em suas variadas dimensões transcendendo a criação de um novo negócio.
Na aula de hoje iremos ter mais um desafio!
Cada grupo receberá uma ficha contendo um QR
Code que o levará para um vídeo da coletânea “Histórias de sucesso” do Sebrae
Minas.
Nessa semana será apresentada histórias de empreendedores de sucesso através de uma coletânea de vídeos do Sebrae Minas “Histórias de sucesso”. Após a exposição dos alunos sobre os vídeos, eles serão questionados sobre as ações que mudaram o rumo das histórias que eles viram? Em seguida faremos outro questionamento sobre: Os sonhos deles? e sobre: o que estão fazendo para alcançá-lo? Para concluir os alunos farão um quiz e descobrirão o seu perfil empreendedor.
Professor(a): Rosiane Paes Silva |
Turma:
1º ano |
Semana(s):
4ª |
Título: Histórias de
sucesso |
||
Tema
do componente curricular: Quem é o empreendedor(a)? |
||
Objetivos
a serem alcançados no período indicado: Levar os alunos a conhecerem histórias de
sucesso e perceberem que as virtudes
básicas que constituem um líder são conquistadas com práticas, ou seja,
ninguém nasce líder, mas pode se fazer líder durante o processo de formação.
Desse modo, todos podemos ser empreendedores basta cultivarmos atitudes
empreendedoras. |
||
Recursos
necessários e descrição de como serão aplicados: Os alunos serão divididos em 8 grupos de 4
pessoas. Cada grupo receberá uma ficha contendo um QR Code que o levará para
um vídeo da coletânea “Histórias de sucesso” do Sebrae Minas. ·
1.º grupo – “Soma coffee” https://youtu.be/dkZgaqJ8nK8 ·
2.º grupo – “Arte de reciclar” https://youtu.be/lDYW4HAbxrA ·
3.º grupo – “Sabor da montanha” https://youtu.be/eR3GGDITNN8 ·
4.º grupo – “Jovens empreendedores se destacam no mercado” https://youtu.be/qbr643FQ53M ·
5.º grupo – “Um sonho realizado” https://youtu.be/io6LmP2SiQg ·
6.º grupo – “Som art” https://youtu.be/vyEdWI2h4Ek ·
7.º grupo – “Cultura na favela” https://youtu.be/BJ_Dj4fGp18 ·
8.º grupo – “Inglês para desesperados” https://youtu.be/d1AIXD00wk4 Ao
final os alunos receberão o último desafio com mais uma ficha com QR Code que
os levarão diretamente a um QUIZ onde eles descobriram o seu perfil
empreendedor. |
||
Nome
e descrição da metodologia escolhida: Metodologia
ativa e imersiva |
||
Descrição da proposta de abertura da aula: Utilizarei fichas com QR Code que os levarão a um vídeo da coletânea
“Histórias de sucesso “ do Sebrae Minas. |
||
Descrição detalhada de como será a aula: O desafio dessa semana é uma proposta
didática que se constitui na observação e aprendizado através da análise de
experiências, seguida de discussão entre o grupo e exposição oral intergrupos.
Seu diferencial está no protagonismo dos estudantes durante a interação
dinâmica que estabelecem. Esses vídeos
fazem parte da campanha do Sebrae Minas que mostra exemplos de empreendedores
mineiros que conseguiram vencer com persistência, planejamento e gestão. 1º Portanto, Iniciarei lançando o desafio
onde dividirei a turma em 8 grupos de 4 alunos cada. Em seguida os entregarei
uma ficha contendo um QR Code que os levarão para um dos vídeos da coletânea,
uma “História de sucesso” do Sebrae de Minas. Na ficha estará as seguintes
instruções: - Leia o QR Code - Após reflita sobre as seguintes questões: a) Qual característica empreendedora levou
esse empreendedor(a) a alcançar o sucesso? b) Qual o
diferencial dessa “História de sucesso”? c) Sobre os
seus sonhos, o que você está fazendo HOJE para alcançá-lo? - Elejam um redator do grupo e um orador. Vocês terão 40 minutos para resolver esse
desafio. Em seguida vocês contarão para os outros
grupos sobre a “História de sucesso” que caiu para o seu grupo e falarão a
conclusão das reflexões abordadas. 2.º Com o 1º desafio concluído, os alunos
terão mais 40 minutos para a explanação de suas reflexões por ordem de grupo. 3.º Por último os grupos receberão um QR
Code final onde serão encaminhados para fazerem um QUIZ e a partir daí
descobrirem o seu perfil empreendedor. |
||
Descrição da(s) forma(s) de avaliação: A avaliação será realizada através das observações e análises da
explanação das conclusões dos grupos. |
||
Descrição do encerramento da aula: Encerrarei a aula lhes encaminhando um QR
Code final onde serão encaminhados para fazerem um QUIZ e a partir daí descobrirem
o seu perfil empreendedor. |
Desejo que todos estejam bem neste início de bimestre. Esse blog tem como objetivo nos informar sobre: a. Calendário das aulas do conteúdo d...